Projeto Miniteatro Moto Expresso de Bonecos


Projeto Miniteatro Moto Expresso de Bonecos


  “Miniteatro Moto Expresso...” propõe revelar a possibilidade de experimentação e partilha da produção artística junto à comunidade. O Projeto pode ser, assim, uma forma de estímulo à reocupação de ambientes, originalmente destinados à cultura, à sociabilidade, à expressão livre e, por razões diversas, tornados inexpressivos (muitas vezes, ocupados por atores do crime em detrimento do lazer da comunidade local). A perspectiva de sustentar essa ocupação do espaço público seria compartilhada com a própria comunidade local. “Miniteatro Moto Expresso...” propõe a sensibilização do entorno e o estímulo a novas inserções em cada um desses lugares (brevemente ocupados no decurso do Projeto) a partir da distribuição de encartes auto-didáticos e exploráveis! O material, que também será disponibilizado para download no blog do Grupo Caixa 4, consiste em um miniteatro “lambe-lambe”, em papel, destacável e montável, a ser usado pelo público de forma livre e criativa, possibilitando, inclusive, o uso do próprio espaço público como cenário! Tal perspectiva visa ao estímulo artístico, dessa forma, fundamenta-se também na exposição do processo de trabalho após as apresentações para que o público interessado possa desvendar e aproximar-se do universo do miniteatro de bonecos. As cenas apresentadas são resultado de pesquisa dramatúrgica para o miniteatro e experimentação de materiais para confecção de bonecos e cenário que possibilitam leveza, praticidadeplasticidade, expressividade e economia no transporte.


As variedades técnicas e narrativas absorvidas pelo espetáculo podem contemplar um público também amplamente diverso, encontrado em cada localidade. Adultos, jovens e crianças poderão entrar nesse grande mundo mágico do circo pelo “buraquinho da fechadura” e encontrar ali tão pequenos personagens e suas tão largas histórias! Se tamanho não é documento, “Miniteatro Moto Expresso de Bonecos” vai mostrar! Mais que medida e proporção de tamanho e espaço, “Miniteatro Moto Expresso....” é uma proposta de experimentar uma nova relação com o tempo no universo do Teatro de Bonecos. Um palco prático, mas, para além disso, um deslocamento fácil e dinâmico. Uma apropriação explícita da rotina urbana para adequação desse ritmo às experiências culturais. Um tempo breve de circulação, ao mesmo passo de um tempo que dura na experiência cênica de cada um.



“HOJE TEM MARMELADA? TEM SIM, SENHOR!”
O circo é o lugar das coisas surpreendentes, o grupo CAIXA 4 preparou uma caixinha de surpresa. Apresenta um mini espetáculo de bonecos dentro de um baú de moto. Respeitável público: -- CIRKin!  Cenas independentes, porém inter-relacionadas (durando cerca de 2 minutos), em formato “lambe-lambe”, nas quais são apresentadas, intimamente, as personagens que compõem o universo daquele baú de arte: a Bailarina na corda-bamba que encontra seu caminho nas asas da borboleta; o Leão Sem Dentes e seu Domador; o Atirador de Facas Cego; Ronga-Conga, metade mulher, metade macaco; Tarzuk, o homem mais forte do mundo; o Trapezista, o Mágico, e como todo circo que se preze, o Palhaço,...  Um número de atrações humoradas, patéticas e poéticas! As histórias dessas personagens se cruzam e se completam ao final, quando o baú se abre para um espetáculo de 15 minutos, em formato tradicional de palco italiano (público à frente), porém, em dimensões reduzidas para o miniteatro. Mas é preciso ver, de perto, pelos 3 olhos mágicos! Cirkin tem a direção de Tião Vieira, texto de Fernando Limoeiro e concepção e manipulação de Giselle Fernandes. O grupo CAIXA 4 inova na forma e presenteia a cidade com essa pérola para o teatro de bonecos, dentro de um baú sobre duas rodas. O nosso baú de arte abre suas pequenas portas para o público plural ao encenar esse imenso universo do circo em formas animadas!

MINITEATRO MOTO-EXPRESSO DE BONECOS- “BEIRANDO OS RIOS”