Sobre Miniteatro Moto-Expresso de Bonecos- “Beirando os Rios”



PROJETO-MINITEATRO MOTO-EXPRESSO DE BONECOS- “BEIRANDO OS RIOS”
PROGRAMA MAIS CULTURA: MICROPROJETOS RIO SÃO FRANCISCO



ESPETÁCULO - "CIRKIN "

O presente projeto, “Miniteatro Moto Expresso de Bonecos” , prevê a circulação do espetáculo por 5 cidades: Nova Lima Sabará, Santa Luzia , Taquaraçu de Minas e Jaboticatubas : , sendo 2 apresentações por cidade que compõe a Bacia e afluentes do Rio São Francisco, somando o total de 10 apresentações, em datas e horários variados (a depender da rotina de cada lugar), mas com uma mesma proposta costurando todo esse cenário: ocupação comunitária dos espaços públicos para a cultura! Cada apresentação tem cerca de 1:15min, sendo nove cenas curtas “lambe-lambe” (2’),reapresentadas múltiplas vezes ao público presente, e um espetáculo aberto ao final (15’). São distribuídas senhas para assistir às cenas curtas de três em três pessoas nos “olhos mágicos” do baú. .Ao final, todos compõem a platéia do miniteatro aberto, junto a todo o público interessado presente no local. Neste projeto, as qualidades da motocicleta, tão arduamente depreciadas no ambiente urbano, são usadas em sua potência lúdica, não para fins de urgência das obrigações cotidianas, mas para carregar de forma leve, saudável, prática e econômica, um baú de arte - bonecos, circo e alegria – tanto para as crianças como para os adultos! Miniteatro Moto Expresso de Bonecos busca dar novo significado para o espaço público urbano, rotineiramente usado como lugar de passagem, então configurado como lugar de permanência, de fruição, de arte.

 

“HOJE TEM MARMELADA? TEM SIM, SENHOR!”


O circo é o lugar das coisas surpreendentes, o grupo CAIXA 4 preparou uma caixinha de surpresa. Apresenta um mini espetáculo de bonecos dentro de um baú de moto. Respeitável público: -- CIRKin!  Cenas independentes, porém inter-relacionadas (durando cerca de 2 minutos), em formato “lambe-lambe”, nas quais são apresentadas, intimamente, as personagens que compõem o universo daquele baú de arte: a Bailarina na corda-bamba que encontra seu caminho nas asas da borboleta; Domador e uma fera indomável; Ronga-Conga, metade mulher, metade macaco; Tarzuk, o homem mais forte do mundo; o Mágico, e como todo circo que se preze, o Palhaço,...  Um número de atrações humoradas, patéticas e poéticas! As histórias dessas personagens se cruzam e se completam ao final, quando o baú se abre para um espetáculo de 15 minutos, em formato tradicional de palco italiano (público à frente), porém, em dimensões reduzidas para o miniteatro. Mas é preciso ver, de perto, pelos 3 olhos mágicos! Cirkin tem a direção de Tião Vieira, texto de Fernando Limoeiro e concepção e manipulação de Giselle Fernandes. O grupo CAIXA 4 inova na forma e presenteia a cidade com essa pérola para o teatro de bonecos, dentro de um baú sobre duas rodas. O nosso baú de arte abre suas pequenas portas para o público plural ao encenar esse imenso universo do circo em formas animadas!


FICHA TÉCNICA
Direção: Tião Vieira
Texto Dramatúrgico: Fernando Limoeiro
Concepção do projeto e Manipulação: Giselle Fernandes
Direção de Trilha Sonora: Pedro Delgado
Direção de Produção: Tião Vieira.
Produção executiva: Giselle Fernandes, Rafaela Kênia
Atores (voz off dos bonecos):Tião Vieira, Giselle Fernandes ,Fernando Limoeiro, Lucas Agostini ,Pedro Delgado, Rafaela Kênia, William França .
Confecção dos Bonecos: Giselle Fernandes
Criação de Material Gráfico : Camila Piastrelli ,Leo Ladeira
Cenografia e Figurino: Tião Vieira
Fotografia: Tião Vieira

MINITEATRO MOTO-EXPRESSO DE BONECOS- “BEIRANDO OS RIOS”